Compreender quem é o público-alvo do seu negócio é uma das principais etapas para alcançar ainda mais o sucesso nas vendas. Afinal, identificar o cliente em potencial é a maneira mais assertiva para direcionar a sua comunicação e os seus esforços.
Ao conhecer quem compra, é possível criar os melhores planejamentos e ações de marketing e investimento, contribuindo para o crescimento da sua loja no segmento de matcon.
O que é o público-alvo?
O público-alvo é um segmento de consumidores com características semelhantes, além de necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos comercializados pela sua loja. Podemos dizer ainda que o público-alvo é uma parcela da população para o qual a empresa desenvolve suas estratégias de vendas e comunicação.
Tendo isso em mente, é possível estabelecer alguns pontos em comum entre determinados consumidores para traçar o perfil do seu principal comprador.
Se você já ouviu falar no ditado “quem quer agradar todo mundo não agrada ninguém”, então você sabe do que estamos falando. Ao não segmentar e direcionar os seus esforços, a sua mensagem se tornará genérica e não atingirá ninguém de forma específica.
Por isso é tão importante conhecer o seu público e falar diretamente com ele, sem gastar energia, tempo e dinheiro mirando em pessoas que não vão comprar com você.
Quer saber mais sobre público-alvo? Confira a palavra da nossa parceira Votorantim
Dê uma olhada no vídeo feito com a nossa empresa parceira e fique por dentro dos principais tipos de clientes.
Definindo o seu público-alvo em 3 passos
1 – Esteja por dentro do mercado
É essencial conhecer bem o seu mercado. Saiba tudo que envolve o nicho específico do seu negócio, desde o contexto cultural, social, econômico, até as decisões que os seus concorrentes estão tomando.
Além disso, saiba com quem você vai disputar, conheça seus pontos fortes e fracos e como eles costumam se comportar em datas comemorativas ou períodos de alta competitividade, como a Black Friday, por exemplo.
2 – Conheça o seu negócio e o seu diferencial
Depois que você pesquisou sobre o seu mercado, é hora de olhar para dentro da sua loja e conhecer, em detalhes, o que você tem a oferecer para o mercado. Quais produtos, serviços e soluções você têm disponível? Como o seu negócio agrega à vida dos consumidores?
Analise o seu trabalho e responda essas perguntas de maneira objetiva. Aproveite a oportunidade para também criar novas ações, estratégias e promoções que podem surpreender os clientes. Aqui, vale até mesmo olhar para a organização da loja e dos produtos para saber se eles estão visualmente disponíveis para o consumidor.
Leia também: Gerindo sua loja de material de construção: lições para negócios saudáveis
3 – Pesquise sobre quem já compra com você
Agora que você já sabe tudo sobre o nicho de mercado que o seu negócio está inserido, é hora de estabelecer os principais padrões do público que irá consumir o seu produto. Para facilitar, trouxemos algumas das principais características que ajudam a definir um público-alvo:
- Localização geográfica (país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, clima etc.). Essa informação é especialmente importante para quem vende por e-commerce para todo o Brasil.
- Informação demográfica (idade, gênero, renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade,etc.).
- Estilo de vida (está relacionado ao estilo de vida que o consumidor adota, se é saudável, minimalista, conservador, entre outros).
- Comportamental (cliente, prospect, lead qualificado, etc.).
Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e descobrir qual é o público-alvo do seu negócio.
Leia também: Saiba como estratégias de marketing digital podem melhorar suas vendas
Gostou de aprender mais sobre público-alvo?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.