O dia da Black Friday é uma excelente alternativa para conquistar resultados positivos nas vendas. Justamente por inspirar os lojistas a criar ações promocionais surpreendentes e vantajosas para os consumidores que essa data se tornou tão famosa.
Porém, se você acha que basta sair dando 50% de desconto nos seus produtos para conquistar o lucro desejado, saiba que isso não vai ser o suficiente para garantir o resultado que você quer.
Isso porque uma boa estratégia de Black Friday pede planejamento e análise de desempenho do negócio. Resumindo: sem estudo e preparação, a data será apenas mais uma no seu calendário e um grande motivo de frustração, caso você não atinja as vendas esperadas.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você a conquistar de vez os seus clientes nesse período tão importante. Vamos lá?
Por que se preparar para o dia da Black Friday?
A Black Friday não é só mais uma data para o varejo.
Na verdade, a importância do evento para o segmento é enorme, pois representa uma nova oportunidade de aquecer as vendas do ano e gerar mais lucro. Para lojistas que passaram o ano no vermelho, a Black Friday pode ser a chance para virar o jogo.
Por outro lado, a data vai muito além do aumento no fluxo de compras. Afinal, ela também oportuniza às empresas atrair novos consumidores e fidelizar os clientes que já compraram uma vez, por meio de ações de marketing pensadas especialmente para esse público-alvo.
Se você ainda duvida do poder da Black Friday, saiba que, em 2021, os clientes recompraram 4,38% mais do que em outros anos. Além disso, durante o período, os varejistas costumam conquistar um faturamento até 5,8% mais competitivo do que em outras datas comerciais.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para fazer uma gestão financeira eficiente para a sua loja
Como se planejar para o dia da Black Friday?
Comece já a se preparar para a Black Friday com as dicas que separamos especialmente para você.
Selecione os produtos que vão entrar em promoção com antecedência
Selecione com antecedência quais produtos terão descontos e quais serão o foco das promoções. Aqui, é importante pensar em dois grupos diferentes de mercadorias:
- os mais desejados pelos clientes;
- os que estão se acumulando no seu estoque.
Depois de mapear os produtos, defina uma margem de desconto que seja atraente para o cliente e que te dê um retorno do valor investido. Ah! Outra dica importante é tentar diversificar a oferta, dando desconto em produtos que os demais varejistas vão deixar passar.
Invista em anúncios competitivos e na sua presença digital
Sim, o marketing digital pode ser um grande aliado na Black Friday. Isso porque ele vai permitir que você divulgue os seus produtos e promoções para uma audiência mais qualificada, mirando exatamente em quem corresponde ao seu perfil de cliente ideal.
Você pode fazer isso por meio de anúncios nas redes sociais e também na rede de buscadores da internet (como o Google, por exemplo). O melhor desse tipo de estratégia é que costuma custar muito menos do que propagandas em rádio, televisão e jornais. Também é possível mensurar o resultado de cada anúncio realizado no meio digital.
LEIA TAMBÉM: Vendas por WhatsApp: saiba como fazer para aumentar seus lucros
Fique de olho nos seus concorrentes
Além de ficar atento às estratégias do seu próprio negócio, vale prestar atenção no que os seus principais concorrentes estão fazendo e quais ações promocionais parecem funcionar melhor com o público. Dessa forma, é importante que você faça uma pesquisa prévia sobre a concorrência, para entender quais ideias serão praticadas.
Fique atento, principalmente, aos valores dos produtos (se estão muito mais atrativos que os seus, por exemplo), formas de pagamento, frete e prazos de entrega. Geralmente, esses são os pontos-chave que podem fazer o cliente fechar uma compra.
Não, o plano não é simplesmente copiar o que os outros varejistas de matcon estão fazendo. Na verdade, esse estudo vai agregar valor ao seu planejamento estratégico e servir de experiência para as próximas datas comemorativas.
LEIA TAMBÉM: Estratégia de vendas: veja dicas para bater metas todos os meses
Prepare a sua equipe
Como anda o padrão de atendimento da sua equipe de vendedores? Saiba que um suporte ao público de qualidade pode ser decisivo para fechar uma compra e até mesmo para fidelizar os seus clientes.
Entenda que, de nada adianta passar meses se preparando para a Black Friday se o seu time de atendimento não está acompanhando esse preparo. Desse modo, ofereça treinamentos e incentivos para que os atendentes estejam prontos para o aumento no fluxo de vendas e procura dos consumidores.
Você gostou de saber mais sobre como se preparar para o dia da Black Friday?
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas, executivos, vendedores e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.