O capital de giro da empresa é o dinheiro que ela mantém em caixa ou em ativos líquidos (como ações e títulos) para cobrir despesas, pagamento de fornecedores, salários, impostos.
Mas para que serve o capital de giro além de pagar despesas? Ele também é importante para que sua loja possa negociar melhor com fornecedores e tomar decisões de investimentos mais assertivas, além de garantir que sua loja possa lidar com imprevistos sem se endividar ou vender bens.
Vale destacar a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro: enquanto o caixa representa todo o dinheiro disponível, o capital de giro se refere apenas àquela parcela do caixa que é reservada para cobrir as despesas correntes.
Como calcular o capital de giro da empresa?
É bem simples, basta subtrair as saídas de curto prazo (aquelas despesas e pagamentos que você vai fazer) das entradas de curto prazo (como o caixa, investimentos etc.). Em outras palavras é abater as contas e despesas a pagar do que você tem de dinheiro em mãos ou irá receber.
Como aumentar o capital de giro?
Existem diversas fontes de crédito disponíveis para aumentar o capital de giro da empresa, como empréstimos, linhas de crédito, antecipação de recebíveis, financiamento em fintechs, entre outras.
Antes de fechar negócio, é importante avaliar as taxas de juros, prazos, garantias exigidas e outros critérios que possam influenciar no quanto você vai pagar por mês. Assim você garante que a sua loja realmente está preparada para mais uma despesa mensal.
Antecipação de recebíveis
É possível antecipar os recebíveis das compras realizadas com cartões de crédito na sua loja. Porém, é importante ficar atento às taxas de juros e às condições de pagamento, pois muitos cartões de crédito oferecem taxas elevadas e prazos curtos para quitação da dívida.
Negociação com fornecedores
Outra opção para aumentar o capital de giro da sua loja é buscar parcerias com fornecedores, negociando prazos de pagamento mais longos ou até mesmo descontos em troca de pagamentos antecipados. Isso pode ser uma boa alternativa para aliviar a pressão sobre o caixa e fortalecer as relações com os fornecedores.
Medidas internas
Além disso, é possível considerar a implementação de medidas internas para aumentar o capital de giro, como a revisão de processos para redução de despesas, a otimização de estoques e a negociação de prazos de pagamento mais longos com fornecedores.
Pronampe
O Pronampe é um financiamento de curto prazo, com taxas de juros mais baixas e que pode ser uma opção para aumentar o capital de giro da empresa. Ele pode ser usado para reformar a loja, renovar o estoque, pagar despesas externas e até mesmo para o salário dos seus funcionários.
Leia também: Sabe o que é Pronampe? Veja como pedir o crédito
Mantenha o capital de giro da empresa saudável
Existem diversas formas e opções para aumentar o capital de giro da sua loja, mas o importante é avaliar qual melhor atende às suas demandas, sem prejudicar a saúde financeira da loja.
E lembre-se: manter um capital de giro saudável é fundamental para garantir a estabilidade da sua loja, além de permitir que ela esteja preparada para enfrentar imprevistos e aproveitar novas oportunidades de negócio.
Leia outras dicas para a sua loja no nosso blog!
A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.
Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.
Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.