Blog da Juntos

Gerente de loja de materiais de construção observa um tablet atenta. Ela é uma mulher latina jovem que está uniformizada atrás de um balcão.
22 de fevereiro de 2023
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O capital de giro da empresa é o dinheiro que ela mantém em caixa ou em ativos líquidos (como ações e títulos) para cobrir despesas, pagamento de fornecedores, salários, impostos.

Mas para que serve o capital de giro além de pagar despesas? Ele também é importante para que sua loja possa negociar melhor com fornecedores e tomar decisões de investimentos mais assertivas, além de garantir que sua loja possa lidar com imprevistos sem se endividar ou vender bens.

Vale destacar a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro: enquanto o caixa representa todo o dinheiro disponível, o capital de giro se refere apenas àquela parcela do caixa que é reservada para cobrir as despesas correntes.

Como calcular o capital de giro da empresa?


É bem simples, basta subtrair as saídas de curto prazo (aquelas despesas e pagamentos que você vai fazer) das entradas de curto prazo (como o caixa, investimentos etc.). Em outras palavras é abater as contas e despesas a pagar do que você tem de dinheiro em mãos ou irá receber.

Como aumentar o capital de giro?


Existem diversas fontes de crédito disponíveis para aumentar o capital de giro da empresa, como empréstimos, linhas de crédito, antecipação de recebíveis, financiamento em fintechs, entre outras.
Antes de fechar negócio, é importante avaliar as taxas de juros, prazos, garantias exigidas e outros critérios que possam influenciar no quanto você vai pagar por mês. Assim você garante que a sua loja realmente está preparada para mais uma despesa mensal.

Jovem latino trabalhando em loja de ferragens. Ele está com expressão concentrada enquanto confere itens do estoque em uma prancheta.
Conferir as condições é importante antes de pegar crédito para aumentar o capital de giro da empresa

Antecipação de recebíveis


É possível antecipar os recebíveis das compras realizadas com cartões de crédito na sua loja. Porém, é importante ficar atento às taxas de juros e às condições de pagamento, pois muitos cartões de crédito oferecem taxas elevadas e prazos curtos para quitação da dívida.

Negociação com fornecedores


Outra opção para aumentar o capital de giro da sua loja é buscar parcerias com fornecedores, negociando prazos de pagamento mais longos ou até mesmo descontos em troca de pagamentos antecipados. Isso pode ser uma boa alternativa para aliviar a pressão sobre o caixa e fortalecer as relações com os fornecedores.

Medidas internas


Além disso, é possível considerar a implementação de medidas internas para aumentar o capital de giro, como a revisão de processos para redução de despesas, a otimização de estoques e a negociação de prazos de pagamento mais longos com fornecedores.

Pronampe


O Pronampe é um financiamento de curto prazo, com taxas de juros mais baixas e que pode ser uma opção para aumentar o capital de giro da empresa. Ele pode ser usado para reformar a loja, renovar o estoque, pagar despesas externas e até mesmo para o salário dos seus funcionários.

Leia também: Sabe o que é Pronampe? Veja como pedir o crédito

Mantenha o capital de giro da empresa saudável


Existem diversas formas e opções para aumentar o capital de giro da sua loja, mas o importante é avaliar qual melhor atende às suas demandas, sem prejudicar a saúde financeira da loja.
E lembre-se: manter um capital de giro saudável é fundamental para garantir a estabilidade da sua loja, além de permitir que ela esteja preparada para enfrentar imprevistos e aproveitar novas oportunidades de negócio.

Leia outras dicas para a sua loja no nosso blog!


A Juntos Somos Mais tem como objetivo fortalecer e inovar o varejo da construção civil, desenvolvendo lojistas e profissionais de obra em todo o Brasil.

Criada em 2014 como um braço da Votorantim Cimentos, hoje a Juntos é uma empresa independente, e seu programa de fidelidade conta com 40 empresas parceiras e mais de 1,2 milhões de associados.

Quer saber mais? Explore os outros conteúdos do nosso blog da Juntos Somos Mais e saiba tudo sobre a empresa e o programa no nosso site oficial.

Essa matéria foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu feedback!

Assine nossa newsletter

Receba notícias exclusivas